domingo, 19 de fevereiro de 2017

Diário de Classe - Aula 4 (13/02/17)

Para o início da aula a professora leu os diários de classe dos meus colegas de turma, com intuito de nos apontar bons exemplos e melhorias a serem feitas. Fiquei torcendo que ela não lesse o meu, pois embora ela pedisse permissão para mostrar não adiantava dizer que não, e não gostaria de ver meus prováveis erros sendo corrigidos pra todo mundo da turma que mal conheço.
O decorrer da aula foi muito mais interessante, quando pudemos ter acesso aos conteúdos. A professora nos explicou sobre Interdiscursividade e Intertextualidade, sendo a primeira quando o autor expressa seu ponto de vista e de sua ideologia através da fala do narrador ou do próprio personagem e a segunda quando o autor faz referências a outras obras e autores. 
Como ponto alto da aula tivemos as atividades mais interessantes da aula, com a leitura da crônica e a apresentação da música "Já sei namorar" da banda Tribalistas. Considerei essas as melhores partes da aula, pois a professora conseguiu dinamizar o conteúdo e nos fez refletir sobre nossos valores individualistas nessa era pós-moderna. E fazer essa reflexão sobre nossos valores é muito enriquecedor para que possamos entender nossa sociedade.
Mais pro fim da aula tivemos a proposta do trabalho do semestre, gravar um vídeo para "construir uma narrativa focado no contexto escolar das narrativas escritas". Acho a ideia e o tema muito interessantes, mas o fato de gravar um vídeo foi o que me desanimou, sou tímido e mesmo que tenha boas ideias e me dedique posso sair prejudicado com esse tipo de trabalho. 
Nos últimos minutos pude finalmente apresentar o livro que escolhi pra roda de conversa, onde falei da obra de Oscar Wilde "O Retrato de Dorian Gay", um romance que me inspirou profundamente e que espero ter incentivado mais pessoas a lê-lo. Como sempre tem acontecido, os outros colegas que se apresentariam junto comigo não foram, e um dos colegas que havia faltado sua apresentação da aula passada apresentou o livro "Os Sertões" que achei interessante e talvez vá ler algum dia, pois trata de um tema que gostaria de saber mais.

Um comentário:

  1. OI Gabriel, seu último texto no diário foi muito legal, pois nos ajudou a discutir ainda mais os conceitos de textualidade que estamos estudando. Continue assim. Abraços e bom Carnaval.

    ResponderExcluir